Durante seu uso, o aspirador industrial capta poeiras, partículas e materiais com diferentes características e tamanhos.
E é essencial que o aspirador retenha todos esses materiais em seu interior e evite que sejam reintroduzidos no ambiente, de modo a:
- Preservar a limpeza do ambiente
- Proteger a saúde dos trabalhadores: respirar ou ficar exposto por longos períodos à poeiras muito finas ou nocivas (como sílica ou chumbo) inevitavelmente leva a sintomas ou problemas de pele e respiratórios.
- Eliminar todos os tipos de contaminação e atender as regulamentações atuais.
- Minimizar a possibilidade de explosão em áreas perigosas ou com presença de poeira combustível.
Por esse motivo, o equipamento utilizado deve ser equipado com sistemas de filtragem de eficiência progressiva adequados, capazes de bloquear e reter todos os tipos de poeiras.

Filtros primários e absolutos e filtragem multiestágio
Com tantos aspiradores e filtros, pode ser difícil identificar qual deles realmente ajudará você a filtrar poeira e partículas e garantir segurança absoluta no local de trabalho. É aqui que entra nosso guia.
Os aspiradores Delfin são equipados com filtros de alta qualidade de diferentes tipos, dependendo do uso que eles cobrirão na empresa e, ao contrário dos aspiradores comuns, os aspiradores industriais são equipados com mais de um filtro dentro deles, criando a filtragem multiestágio, onde vários filtros com funções diferentes se combinam para garantir uma filtragem eficiente e segura.
O filtro primário ou principal tem a tarefa de coletar a maior parte da poeira e do material sugado antes que ele retorne ao ambiente. Ele tem uma função adicional para proteger o motor, evitando desgastes e problemas.
Esses filtros para coleta de pó podem ser da classe L, M ou H e diferem de acordo com o uso, como veremos mais adiante.
Para garantir uma filtragem maior para proteger as partes mais cruciais da máquina, a Delfin fornece seus aspiradores de pó com filtros absolutos com certificação HEPA. Posicionados próximos à cabeça do aspirador, eles fornecem maior proteção para o motor, estendendo sua vida útil e garantindo que pós finos e potencialmente perigosos sejam coletados.
Como escolher os filtros adequados para determinado pó?
O tamanho das partículas que formam o material aspirado tem uma importância essencial para encontrar o filtro certo para usar nos aspiradores.
De acordo com a norma DIN -EN 60335-2-69 / 2015 e IEC 60335-2-69 / 2012, os pós são classificados em três categorias principais com base na concentração máxima permitida em um ambiente de trabalho antes de se tornarem prejudiciais aos operadores: Classe L (baixa), M (média) e H (alta).
Formulação e classificação do pó
Classe L ≤ 1,0%: Pós com concentrações máximas permitidas (MAC) > 1 mg/m³. Representam um risco moderado para os operadores e o filtro usado neste caso retém mais de 99% do pó com um tamanho de partícula menor que 3 mícrons.
Classe M < 0,1%: Poeiras com concentrações máximas permitidas (MAC) ≥ 0,1 mg/m³. Representam um risco médio, o filtro retém mais de 99,9% da poeira com tamanho de partícula menor que 2 mícrons.
Classe H < 0,005%: Poeiras com concentrações máximas permitidas (MAC) < 0,1 mg/m³. Representam um alto risco para a saúde, o filtro correspondente retém mais de 99,995% da poeira com tamanho de partícula menor que 1 mícron (incluindo poeira cancerígena).

Como classificar os filtros
Dependendo de sua parcela que garante um certo nível de filtragem, os filtros são por sua vez classificados nas categorias L, M e H. As diferentes classificações indicam qual aspirador é mais adequado para o uso desejado.
Os aspiradores com filtro tipo L removem 99% da poeira com tamanho de 3 mícrons. Eles são usados em aplicações de limpeza geral, onde o contato com poeira que não causa alto risco à saúde, como poeira de gesso e poeira de madeira.
Os aspiradores com filtro tipo M capturam 99% da poeira com dimensões de 1 mícron, cobrem uma ampla variedade de aplicações. São usados principalmente em indústrias que exigem alta eficiência de filtragem, como alimentícia, farmacêutica etc.
Os aspiradores com filtro Classe H oferecem uma capacidade de filtragem maior do que os anteriores. Aspiram e capturam até 99,995% da poeira com um tamanho de até 0,18 mícron, eles são geralmente usados em ambientes com poeiras altamente cancerígenas, como chumbo, carbono, alcatrão, níquel, cobalto, cobre e sílica.
Vários filtros para diversas necessidades e aplicações
Vamos analisar os diferentes tipos de filtros oferecidos pela Delfin para garantir que o ambiente de trabalho permaneça limpo e seguro o tempo todo. Ao escolher o filtro, deve-se também levar em consideração a carga de ar que o filtro receberá na admissão.
Esse número é chamado de carga unitária do filtro, que é a quantidade de ar que passa pelo filtro na velocidade máxima do motor. O resultado é obtido dividindo a vazão de ar pela área da superfície do filtro (m3/h / m²), todos os resultados menores que 200 são valores positivos

Filtro estrela de poliéster
É um dos filtros mais comuns no campo da extração industrial, graças à sua alta filtragem e sua grande área de superfície, dimensionável para 14, 16 ou 20 bolsos, dependendo do aspirador de pó ou dos requisitos do aspirador.

Filtro cartucho de poliéster
O filtro de cartucho é um filtro comumente usado em aspiradores de pó com aplicações genéricas, como MTL 202, Pharma e 301 DUST. Permite a sucção segura de materiais de até 1 mícron. Dependendo da aplicação, pode ser realizado em papel plissado, com produtos sintéticos ou com revestimento de PTFE para facilitar o desprendimento de poeira presa.

Filtro antiestático
É um filtro muito parecido com os anteriores, mas contém internamente uma malha de arame que cria continuidade com o aspirador e evita a criação de carga eletrostática acumulada. Ideal para sucção de materiais que podem gerar eletricidade estática, com consequente criação de faíscas. Essencial ao aspirar em áreas perigosas ou remover materiais condutores.

Filtro revestido de PTFE
O filtro com revestimento de Politetrafluoroetileno (abreviado PTFE) é projetado para aplicações que entram em contato com poeira obstrutiva: a membrana com a qual é revestido facilita o desprendimento da poeira, fazendo com que ela caia durante as operações de limpeza do filtro e não permitindo isso.

Filtro absoluto HEPA
O filtro com revestimento de Politetrafluoroetileno (abreviado PTFE) é projetado para aplicações que entram em contato com poeira obstrutiva: a membrana com a qual é revestido facilita o desprendimento da poeira, fazendo com que ela caia durante as operações de limpeza do filtro e não permitindo isso.

Filtro tipo bolsa
Usados em pequenos aspiradores de pó, eles são capazes de capturar a poeira mais comum e grossa. Em seu interior, possui uma malha metálica que os torna antiestáticos. Garante um descarte seguro evitando qualquer contato com a poeira.

Filtro tipo bolsa em PPL
A malha especial de polipropileno (PPL) permite que líquidos sejam filtrados, protegendo também de espumas e outros objetos sólidos que são aspirados. Disponível para filtragem de até 100 mícrons.

Filtro OWR
Comumente chamado de filtro hidrorepelente, foi criado para proteger o motor das névoas oleosas que durante a descarga de ar são capazes de superar os filtros primários comuns e eventualmente atingir o motor do aspirador de pó. Este filtro é amplamente utilizado para aplicações nas indústrias de engenharia.

Filtro de carvão ativado
Filtro com a característica especial de ser capaz de capturar maus odores e evitar que se espalhem para o ambiente ao redor.

Filtro NOMEX
Os filtros Nomex foram tratados para suportar temperaturas de até 180°C. Usados em aplicações onde o produto a ser removido é misturado com ar muito quente, como aplicações em padarias ou em ambientes que trabalham com fornos quentes.
Limpeza e manutenção
Todos estes recursos de filtragem garantem alta eficiência em diferentes aplicações. No entanto, para manter um nível constante de desempenho e eficiência de vácuo ao longo do tempo, o aspirador de pó deve ser equipado com um sistema de limpeza de filtro integrado adequado para os filtros fornecidos.
Os sistemas de limpeza de filtro estão localizados dentro do corpo do aspirador de pó e não requerem extração do filtro pelo operador.
Eles são divididos em três categorias macro: sistema mecânico manual, semiautomático e automático.


Tudo o que vimos até agora mostra como a Delfin equipa seus aspiradores com filtros de qualidade para garantir níveis massivos de filtragem e higiene, ao mesmo tempo em que garante a qualidade da produção e a segurança do operador.
AirVert
A AirVert conta com mais de 35 anos de expertise de sua equipe técnica, com competência e experiência em aplicações em diversos segmentos industriais para determinar a melhor solução para sua empresa.
Somos representantes exclusivos das soluções Delfin no Brasil.
Fale conosco. Nós somos especialistas.
Compartilhe!