Transporte pneumático: mova pós e grânulos sem vazamentos e contaminações

Vamos descobrir as características do transporte pneumático e as vantagens deste sistema de movimentação de pós e grânulos que consegue evitar a contaminação cruzada entre os diferentes ciclos de produção.

O transporte pneumático é uma solução essencial para muitas atividades, pois é um tipo de manuseio seguro para materiais muito voláteis como pós e grânulos.

É uma tecnologia utilizada, por exemplo, nas indústrias alimentícias, químicas, farmacêuticas, setores onde os materiais processados ​​podem ser de natureza pulverulenta (em estado de pó fino) ou granular e o risco de dispersão é, portanto, muito elevado.

O sistema de transporte pneumático é largamente utilizado porque é muito eficiente: estima-se que pode aumentar em até 30% a produtividade das máquinas automáticas nas quais está instalado.

Através desses sistemas é de fato possível transferir o material de uma máquina para outra, dentro de tubos herméticos, evitando tanto a perda de produto como a sua contaminação.

Contaminação cruzada

Lidar com o manuseio de pós e grânulos, evitar sua dispersão e, portanto, a contaminação é uma necessidade comum a diferentes situações: em alguns casos é necessário preservar o meio ambiente da contaminação com pós e, em outros, é necessário preservar o produto (na forma de pó) da contaminação ambiental.

Em ambos os casos, o que se deve evitar é a contaminação cruzada, ou seja, a contaminação que é transferida de um ciclo produtivo para outro, afetando processos e produtos. A transferência hermética dos pós elimina este risco pela raiz.

Preservar o meio ambiente

Durante processos realizadas em determinadas instalações industriais são produzidos pós que podem ser prejudiciais ao ambiente e aos trabalhadores, como substâncias nocivas, fumos metálicos e, inclusive, as poeiras combustíveis.

Com o transporte pneumático é possível retirá-los com segurança, para não danificar operadores, máquinas e reduzir o risco de explosões fatais.

Preservar o produto

Em indústrias como a alimentícia e farmacêutica, os materiais movimentados também podem estar na forma de pós e grânulos. Basta pensar por exemplo em farinhas, café etc. 

O transporte pneumático garante um transporte sem contaminação e sem perdas de produto.

O transporte pneumático utiliza depressão para mover pós e grânulos dentro de tubos herméticos.

Graças a uma turbina ou a um ejetor Venturi, é gerada uma depressão que suga fisicamente o produto do ponto de coleta até a tremonha de carregamento, que então despejará o produto no processo seguinte.

Em qualquer caso, o processo utilizado não altera em nada o produto final.

O escoamento do produto pode ser realizado em diferentes modos: fase fluida ou fase densa.

Transporte pneumático em fase fluida ou diluída:

  • Depressão baixa
  • Alta velocidade
  • Menor concentração de produto

Com este modo a transferência do material ocorre muito rapidamente (entre 25 e 40 m/seg).

O pó percorrerá as tubulações de forma “diluída”: a porcentagem de ar é maior que a de produto. Nesta configuração o material tenderá a flutuar e fluir dentro dos tubos, sem entrar em contato com eles.

A transferência rápida permite atingir altas vazões horárias (Kg/h). O transporte pneumático em fase fluida é recomendado para transferência de monoprodutos com alta resistência mecânica e média suavidade.

Transporte pneumático em fase densa:

  • Depressão alta
  • Envio mais lento
  • Alta concentração de produto

No transporte pneumático em fase densa o produto circula nas tubulações com concentração muito elevada, superior ao percentual gasoso.

O transporte ocorre mais lentamente (entre 10 e 20 m/seg) e o produto permanece compacto. O fato de possuir depressões maiores faz com que o produto avance em pequenos blocos compactos, alternando com bolsas de ar.

O transporte pneumático em fase densa é indicado quando, por exemplo, a integridade do produto deve ser preservada e sua desmistura deve ser evitada. Por isso, o transporte pneumático em fase densa é ideal para produtos frágeis/friáveis, mistos, higroscópicos, sujeitos a risco de explosão (ATEX) ou oxidação e que não fluem bem.

As vantagens do transporte pneumático

Quando a necessidade é movimentar um produto em estado de pó, o transporte pneumático é a solução ideal porque evita dispersão e contaminação.

As vantagens são maiores quanto maior for a qualidade do sistema que você escolher instalar.

As atividades de produção e logística lidam diariamente com a introdução de novos materiais, padrões de qualidade cada vez mais elevados e exigentes e prazos de processamento e entrega cada vez mais rápidos. Por isso é fundamental munir-se de tecnologias capazes de tornar os processos mais eficientes, rápidos e seguros.

Os sistemas de transporte pneumático Delfin respondem precisamente a estas características, trazendo as seguintes vantagens:

Sem risco de contaminação

O sistema é completamente fechado e hermético. Isto significa que o produto que passa por ele não entra em contato com nenhum tipo de material potencialmente contaminante e, ao mesmo tempo, o material que passa pelo sistema não contamina o meio ambiente.

Uma condição que não pode ser garantida com o transporte manual tradicional.

Eficiência

A perda de produto pode ser um problema de segurança. A dispersão de pós e grânulos nas instalações de produção e logística pode, de fato, causar danos e acidentes, resultando em paragens de linhas e necessidade de manutenção. A questão é ainda mais grave quando se trata de pós nocivos e combustíveis.

Os transportadores pneumáticos eliminam estes inconvenientes, trabalhando de forma hermética, colocando o maquinário receptor em comunicação com o maquinário anterior.

Além disso, se os pós constituem o próprio produto final, estima-se que a perda de material durante o ciclo de produção afeta o custo do produto acabado de 1% a 3%.

Para superar este problema, a Delfin projetou Transportadores Pneumáticos que também recuperam essas porções de produto que seriam desperdiçadas.

Baixos custos de manutenção

A manutenção destes sistemas é limitada uma vez que o número de componentes mecânicos móveis é reduzido, portanto o risco de desgaste é baixo e o sistema é duradouro.

É, portanto, simples instalar estes sistemas tanto em novas linhas de produção, como também em linhas existentes servidas por máquinas alternativas e cada vez mais obsoletas.

AirVert

AirVert é representante autorizada da Delfin Vacuums no Brasil.
Conta com 35+ anos de expertise de sua equipe técnica, com competência e experiência em aplicações nos mais diversos segmentos industriais para determinar a melhor solução para sua empresa. 

Fale conosco. Nós somos especialistas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.