Na produção tradicional de máquinas-ferramentas, o processo padrão é geralmente subtrativo (subtração de material por meio de fresagem, perfuração, retificação e assim por diante).
Hoje, uma nova tecnologia integrou e substituiu parcialmente a tradicional produção subtrativa: a Manufatura Aditiva de Impressão 3D é um processo que permite criar uma peça acabada por agregar matérias-primas, incluindo polímeros, metais e outros pós.
As tecnologias de Sinterização Seletiva a Laser (SLS) e Fusão Seletiva a Laser (SLM) exigem soluções dedicadas de coleta de pó para garantir segurança e eficiência durante o processo de produção, limpeza e manutenção de impressoras 3D e qualidade do produto acabado.
A importância da limpeza no controle dos pós
Independentemente dos materiais, que podem ser pós metálicos perigosos e altamente explosivos, como alumínio, titânio, cromo-níquel, aço inoxidável, inconel ou pós plásticos poliméricos e pós inertes, como pedra, cerâmica ou concreto, o controle dos pós gerados deve ser adicionado ao processo.
Quando o processo de fabricação termina, há algumas tarefas de limpeza que devem ser realizadas com um aspirador industrial:
Limpeza da célula de produção, para evitar contaminação por areia ou pó e recuperar a areia não utilizada.
Limpeza da impressora e do depósito de fornecimento de pó, para manter a funcionalidade da máquina.
Limpeza do piso, caso alguma poeira caia no chão atrás da máquina.
Limpeza final do produto de resíduos de poeira, garantindo a melhor qualidade do produto.
EVITAR CONTAMINAÇÃO CRUZADA DOS PÓS
REUTILIZAÇÃO DOS INGREDIENTES
AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL E SEGURO
PREVENÇÃO DE RISCO DE EXPLOSÃO
Soluções Delfin
O material utilizado nos processos de impressão 3D e sinterização a laser pode ser condutivo ou não. Portanto, a seleção do aspirador industrial para os processos de limpeza deve ser bem criteriosa.
Poeiras não combustíveis e não condutoras
O pó não é nocivo e pode ser facilmente recuperado com aspiradores industriais trifásicos equipado com alta capacidade de coleta e unidades de alta filtragem.
Poeiras combustíveis e não condutivas
O aspirador usado para recuperar esse tipo de poeira deve ser certificado pela ATEX zona 22, para garantir a segurança das operações. Os aspiradores zona 22 são sempre equipados com: – filtros antiestáticos – aterramento completo
Poeiras combustíveis e condutoras: duas opções
A primeira é a certificação exclusiva ATEX Z20 relacionada à câmara do aspirador, como garantia de coleta segura de poeiras combustíveis. Dupla vantagem: alto desempenho e possibilidade de reutilizar a poeira aspirada após uma peneiração.
A segunda opção é a inertização de poeiras combustíveis: um banho de fluido inerte neutraliza as poeiras em seu primeiro contato com o líquido, assim que chegam ao recipiente.
Conte com os especialistas
A AirVert entende estes riscos e as recomendações, e tem a expertise necessária para indicar a melhor solução.