Contenção de Insumos Farmacêuticos Ativos

Produção de IFAs e IFAAPs

As pesquisas para desenvolver tratamentos cada vez mais eficazes para doenças graves levaram à criação de medicamentos com princípios ativos cada vez mais potentes, denominados IFAAPs – Insumos Farmacêuticos Altamente Potentes. 

Ao trabalhar com esses princípios ativos, a primeira preocupação do fabricante deve ser a de garantir a máxima proteção à exposição dos funcionários, pois essas substâncias representam um risco real para a saúde. 

Além do uso de EPI adequado, é essencial identificar e implementar uma estratégia eficaz de controle de poeira, levando em consideração uma série de fatores específicos da produção, como o grau de periculosidade da substância, a quantidade da substância manuseada, o nível de poeira e a duração das operações.

O controle de pós pode então fornecer proteção ao ambiente de trabalho e, consequentemente, aos próprios operadores. Os Limites de Exposição Ocupacional (OEL – Occupational Exposure Limits, em inglês) foram definidos para a segurança dos operadores, indicando níveis máximos de concentração do produto por metro cúbico. 

Se os valores permanecerem abaixo desses limites, o operador não corre risco mesmo se exposto por 8 horas por dia.

O nível de toxicidade do princípio, denominado Faixa de Exposição Ocupacional (OEB – Occupational Exposure Band, em inglês) é definido com base no perigo para a saúde e nas características acima mencionadas.

Contenção de Pós Farmacêuticos

A Delfin desenvolveu soluções específicas para a indústria farmacêutica: linha Dust Containment, que cumpre as normas BPF e está equipada com sistemas de segurança concebidos para permitir trabalhar com princípios ativos de alta potência em total segurança. 

As principais máquinas envolvidas na produção de comprimidos, cápsulas e produtos farmacêuticos em pó requerem sucção contínua e contenção de poeira em diferentes graus. No entanto, o objetivo é sempre manter a qualidade do produto em seu mais alto nível e preservar a saúde dos operadores.

Compressoras, emblistadeiras, encapsuladoras, granuladores, dentre outras, são aplicações perfeitas para soluções de alta contenção.

Concebida em colaboração com importantes fabricantes de máquinas do mundo farmacêutico, a nova linha Dust Containment destaca-se pela sua flexibilidade e compacidade, bem como pela qualidade de construção que sempre distinguiu os produtos Delfin.

Os produtos são equipados com sistemas de segurança que impedem qualquer contato entre o pó farmacêutico aspirado e os operadores.

Máxima segurança para os operadores, durante a manutenção, e total conformidade com as normas BPF e HST.

Manutenção simples e segura

Compliance total com BPF

Segurança dos operadores

A linha Dust Containment

  • Permite trabalhar com pós até OEB5 (OEB4 durante a manutenção).
  • Sistemas de segurança que impedem qualquer contato entre o pó farmacêutico aspirado e os operadores.
  • O material coletado é descartado em sacos de contenção selados por meio de uma ferramenta de crimpagem, evitando o contato com a poeira.
  • Os filtros absolutos H14 podem ser substituídos por um sistema hermético BIBO (bag in, bag out), que evita qualquer vazamento.
  • Os sistemas podem ser equipados com separadores de ciclone que garantem ainda mais a filtração.
  • Equipamentos a prova de explosão com certificação ATEX.
  • Todas as partes em contato com as substâncias são feitas de aço inoxidável AISI316 polido (AISI316L opcional), garantindo assim facilidade de limpeza e máxima higiene.
  • Desenvolvidos para atender integralmente as boas práticas de fabricação, com design sem pontos de acúmulo de poeira, facilitando a limpeza e higienização.

Conte com os especialistas

A AirVert entende estes riscos e as recomendações, e tem a expertise necessária para indicar a melhor solução.

Contenção de Pós

Fabricação e Manipulação de IFAs e IFAAPs