Reduzindo explosões de poeiras combustíveis em processos farmacêuticos

Os avanços farmacêuticos melhoram vidas, mas os processos de fabricação vêm com riscos, como ilustrado pela explosão da West Pharmaceutical em 2003 causada por poeira combustível – mais detalhes abaixo.

Para evitar tais desastres, é crucial seguir os regulamentos de segurança, usar equipamentos à prova de explosão e treinar funcionários. 

A Delfin oferece aspiração industrial por alto vácuo especializada e soluções de contenção de poeira para garantir a segurança e manter a produtividade na fabricação farmacêutica.

Um exemplo real de operação farmacêutica que deu errado

Que tipo de perigo uma fábrica de produtos farmacêuticos poderia correr? Veja a explosão de poeira da West Pharmaceutical Services, por exemplo.

Em janeiro de 2003, ocorreu uma explosão que resultou em seis fatalidades, vários ferimentos e muitas perdas de empregos. A West Pharmaceutical produzia nesta fábrica vários produtos médicos, muitos dos quais eram feitos de borracha. O pó plástico fino que foi expelido pela fabricação de rolhas de borracha e êmbolos de seringa se acumulou ao longo do teto e, finalmente, se tornou o combustível para a explosão.

O Conselho de Investigação de Segurança Química e Riscos dos EUA (CSB) descobriu que a West Pharmaceutical manteve uma limpeza adequada e remoção regular de poeira, mas não reconheceu a poeira no teto.

A poeira foi ignorada a ponto de atingir 6 a 12 cm de acúmulo, apesar do código nacional de incêndio admitir no máximo 0,79 cm, questionando-se se o risco de poeira combustível havia sido comunicado aos funcionários para que essa questão fosse devidamente observada.

O CSB então determinou que houve um conjunto de causas que levaram à explosão, incluindo “avaliação de engenharia inadequada para pós combustíveis” e “comunicação inadequada de riscos de poeira aos trabalhadores”.

Em outras palavras, apesar das tentativas dos funcionários de manutenção regular e cautela, esse desastre era evitável. Isso nos leva a pensar: quanta atenção ao acúmulo de poeira é necessária para que os fabricantes farmacêuticos permaneçam seguros? Ou, nesse caso, como se previne esses desastres?

Abaixo animação feita pelo próprio CSB sobre o caso da West Pharmaceutical, utilizado em um dos artigos da AirVert – que mostra outras duas situações apresentadas pelo Conselho. 

Prevenção de desastres por poeira combustível

Antes de tudo, para evitar explosões como a da West Pharmaceutical e outras, cumpra as leis e regulamentações federais e estaduais. Nada pode aumentar suas chances de desastres como ignorar as próprias leis colocadas em prática para evitar essas ocorrências.

Então você vai se perguntar: a poeira gerada na sua produção é combustível? Você pode se surpreender com os materiais que podem produzir esse tipo de poeira.

Os materiais orgânicos – como farinha, açúcar, amido, produtos farmacêuticos, madeira etc – na forma de pó fino ou poeiras representam um grande risco de explosão. Além disso, metais em pó como alumínio ou magnésio também representam esse risco.

Claro, nem todos esses materiais serão encontrados em uma planta farmacêutica. Mas, simplesmente para sua paz de espírito, pode ser útil saber o que constitui poeira combustível. Alguns materiais são menos óbvios do que outros. Na verdade, até mesmo farinha de aveia, clara de ovo e várias outras fontes de alimentos são consideradas poeira combustível.

Depois de verificar o grau de combustibilidade do seu material, considere seguir estas dicas para prevenção de explosões:

  • Mantenha os dutos atualizados e um sistema de vácuo industrial à prova de explosão operando sem problemas em sua planta
  • Implemente estratégias regulares de limpeza
  • Atualize seus manuais de segurança conforme necessário e mantenha gráficos relacionados a poeira perigosa afixados em suas áreas de trabalho
  • Use superfícies de trabalho projetadas para acúmulo mínimo de poeira
  • Certifique-se de que suas máquinas alimentadas eletronicamente sejam aprovadas para classificação de risco
  • Treine seus funcionários sobre os perigos potenciais de poeira combustível

Cada indústria é única e tem seus próprios padrões exclusivos de segurança e limpeza – a fabricação farmacêutica não é exceção.

Encontrando o equipamento correto para o trabalho

A Delfin entende as necessidades e restrições rígidas da indústria farmacêutica, necessárias para garantir a segurança total dos funcionários e a qualidade dos produtos finais.

É por isso que projetamos uma linha específica de produtos capazes de garantir altos níveis de higiene, segurança e produtividade. A linha é composta por aspiradores industriais para aplicações específicas, soluções para contenção de pós farmacêuticos OEB3, OEB4 e OEB5 e transportadores pneumáticos de materiais.

As soluções Delfin podem cobrir todas as etapas do processo de produção, desde áreas de logística e armazenamento de matéria-prima até linhas de embalagem.

Equipamentos de aspiração móveis, centralizados e integrados

O uso de aspiradores industriais móveis, sistemas centralizados para diversos pontos ou para integração diretamente na máquina de processo é uma das muitas soluções eficientes disponíveis para prevenir acúmulo e dispersão de poeiras, além de evitar contaminação cruzada a que este segmento industrial está exposto.

Sistemas de Contenção de Pós Farmacêuticos

linha Dust Containment é a solução definitiva para pós OEB 3, OEB4 e OEB5 (HPAPI), com sucção contínua para evitar paradas e manter altos padrões de produtividade. Com equipamentos compactos e silenciosos, a linha oferece versões adequadas e customizadas para aplicações específicas, como sistema de coleta de sacos bag-in bag-out, aço inoxidável AISI 316 para as partes em contato direto com o produto etc. Os modelos são particularmente adequados para conexão com máquinas de prensagem de comprimidos, máquinas de envoltório retrátil e máquinas de blister.

Transportadores Pneumáticos de Materiais

Não se esqueça de garantir que o transporte de seus produtos seja feito de forma segura.
Um transportador pneumático é certamente a solução perfeita para carregar pós em máquinas de processo, evitando completamente qualquer risco de contaminação.

O sistema de limpeza certo não só pode ajudá-lo a aderir às regulamentações, mas também a manter a produtividade de longo prazo, 24 horas por dia. Por mais de 30 anos, a Delfin fornece designs e inovações de qualidade em uma variedade de indústrias em todo o mundo. Trabalharemos com você para encontrar o equipamento certo e garantir que sua empresa atenda aos requisitos de limpeza do seu setor. Entre em contato hoje mesmo para saber mais sobre como você pode incorporar um sistema de vácuo industrial para poeira combustível em sua linha de produção farmacêutica.

 

Segurança e proteção à saúde são as principais prioridades da Delfin e, por esse motivo, trabalhamos diariamente para oferecer soluções de vácuo industrial personalizadas e com tecnologia de ponta, e certificadas pela ATEX.

AirVert

A AirVert conta com mais de 35 anos de expertise de sua equipe técnica, com competência e experiência em aplicações em diversos segmentos industriais para determinar a melhor solução para sua empresa. 

Somos representantes exclusivos das soluções Delfin no Brasil.

Fale conosco. Nós somos especialistas.

Compartilhe!