Poeiras combustíveis e perigosas: como limpar e coletar com segurança

Nas indústrias de manufatura, os trabalhadores frequentemente manuseiam e/ou lidam com poeira perigosa e poeira combustível, que estão entre as maiores ameaças à saúde e segurança no local de trabalho. Impedir que os funcionários entrem em contato direto com essas poeiras é essencial. É por isso que garantir procedimentos de limpeza frequentes e adequados no local de trabalho é fundamental. Além disso, depende do material manuseado e do campo de aplicação. O principal objetivo é garantir o nível máximo de proteção à saúde e segurança para todos os funcionários.

Organizações nacionais e internacionais estão trabalhando diariamente para regular, implementar e salvaguardar a proteção das pessoas no local de trabalho. Na verdade, elas definiram padrões de segurança específicos e programas de monitoramento, e continuam se esforçando todos os dias para garantir maiores níveis de segurança nas indústrias de manufatura industrial.

Poeiras perigosas e combustíveis: qual a diferença?

Conforme definido no ANEXO II da lei internacional IEC 60335-2-69, poeira perigosa é “poeira não radioativa e não explosiva que é perigosa para a saúde se inalada, ingerida ou em contato com a pele”.

Entre os elementos que definem o nível de perigo das poeiras para a saúde humana estão suas características e o tamanho das partículas. Geralmente, precisamente por causa de seu tamanho minúsculo, a poeira volátil e fina pode ser particularmente perigosa, pois é pequena o suficiente para ser inalada. No entanto, ao mesmo tempo, é grande o suficiente para permanecer presa no tecido pulmonar sem ser exalada.

Isso pode levar a diferentes problemas de saúde para o aparelho respiratório, como asma, e a doenças ainda mais sérias, como câncer.

Alguns exemplos são pó de toner, que contém carbono, resina e óxidos de ferro, amianto e pó químico e farmacêutico.

Já as poeiras combustíveis são definidas como “partículas finas que apresentam risco de explosão quando suspensas no ar sob certas condições”.

Em outros termos, o pó combustível é um material fino que tem a capacidade de pegar fogo e explodir sob as seguintes condições:

  1. o pó deve ser combustível;
  2. o pó deve estar no ar e, portanto, conter oxigênio suficiente para suportar a combustão;
  3. o pó deve ter uma distribuição de tamanho de partícula que propague a chama;
  4. a concentração de pó no ar deve estar dentro da faixa explosiva;
  5. o pó no ar deve estar em contato com uma fonte de ignição de energia suficiente.

Riscos com poeiras combustíveis podem ser mais frequentes e comum do que você imagina. Na verdade, 70% do pó manuseado ou produzido em indústrias de manufatura, sob as condições certas, pode levar à explosão. Esses riscos envolvem todas as indústrias que manipulam ou produzem poeira de alimentos, poeira de farinha, poeira de metais, poeira química, poeira de plástico ou poeira farmacêutica. Veja aqui mais tipos de poeiras combustíveis.

Como coletar essas poeiras com segurança

Ao lidar com poeiras nocivas, é essencial evitar o contato direto e a dispersão no ambiente ao redor. Isso só é possível quando se tem o equipamento de limpeza e manutenção apropriado, o que depende das características específicas de um local de trabalho.

A Delfin projetou sistemas de vácuo industriais à prova de explosão para poeira combustível e poeira perigosa nos diferentes segmentos industriais.

Abaixo apresentamos 3 exemplos de aplicações.

Indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica está entre as com os maiores níveis de risco devido ao manuseio de diferentes tipos de poeira tóxica, prejudicial e potencialmente explosiva. Portanto, é essencial garantir os mais altos padrões de higiene, segurança e produtividade para um produto final seguro e eficaz.

Para atender a todas essas prioridades e padrões, a Delfin projetou uma linha inovadora de soluções de contenção de poeira que podem ser perfeitamente integradas aos diferentes estágios do processo de produção farmacêutica.

Especificamente, ao instalar os aspiradores diretamente nas máquinas de processamento, é possível remover a poeira na sua fonte de emissão, evitando consequentemente sua dispersão no ambiente circundante e prevenindo sua inalação.

Além disso, para garantir que o ar liberado no ambiente de trabalho seja limpo e livre dessas poeiras, os aspiradores Delfin são equipados com filtros Absolutos HEPA/H14, com eficiência de 99.995% e projetados especificamente para capturar partículas de até 0,18 mícron.

Para coleta e descarte seguros de pó, os aspiradores podem ser equipados com sacos de contenção crimpáveis e selos de alta vedação que permitem que o material seja descarregado sem qualquer contato com pó perigoso.

A substituição dos filtros HEPA saturados também deve ocorrer em total segurança, protegendo o operador de possível contato com pó.

Por esse motivo, a Delfin projetou o sistema BAG-IN BAG-OUT, que é fechado e, portanto, completamente seguro. De fato, a substituição do filtro ocorre dentro de um saco fechado e transparente que impede tanto a dispersão do pó no ambiente quanto o contato direto com os operadores.

Indústria Alimentícia

Na indústria alimentícia, toda a poeira de materiais orgânicos sólidos (como farinha, café instantâneo, açúcar, leite em pó, grãos, pó de batata pó de sopa etc.) pode levar a riscos de explosão, especialmente se acumulada em grandes quantidades.

Para evitar tais acidentes, a Delfin oferece soluções com construção em aço inoxidável, equipadas com altos níveis de filtragem de poeira (filtros antiestáticos e HEPA H14), aterramento completo e acessórios codificados por cores aprovados pelo FDA. Esses acessórios oferecem um nível extra de segurança, ajudando na prevenção de contaminação cruzada.

Impressoras 3D

Na manufatura aditiva, e especificamente nos processos SLS (Selective Laser Sintering) e SLM (Selective Laser Melting), o uso de pó metálico condutor requer soluções de vácuo dedicadas e específicas. De fato, o pó metálico é condutor e, para evitar qualquer ameaça à segurança dos trabalhadores, é fundamental evitar sua dispersão no ambiente. Portanto, tornar esse pó inofensivo (não sinterizado) é uma prioridade essencial.

A Delfin projetou uma série de sistemas de vácuo à prova de explosão com tecnologia inerte. O material potencialmente explosivo é aspirado diretamente para um líquido inerte dentro do sistema de coleta de aço inoxidável. O líquido retém o pó, tornando-o inofensivo.

Segurança e proteção à saúde são as principais prioridades da Delfin e, por esse motivo, trabalhamos diariamente para oferecer soluções de vácuo industrial personalizadas e com tecnologia de ponta, e certificadas pela

AirVert

A AirVert conta com mais de 35 anos de expertise de sua equipe técnica, com competência e experiência em aplicações em diversos segmentos industriais para determinar a melhor solução para sua empresa. 

Somos representantes exclusivos das soluções Delfin no Brasil.

Fale conosco. Nós somos especialistas.

Compartilhe!