Nas indústrias farmacêuticas, cosméticas, químicas e alimentícias, dentre outras, as superfícies das máquinas que entram em contato com os produtos processados devem cumprir os mais elevados padrões de qualidade e garantir a máxima higiene.
O material preferido para a fabricação de máquinas para estes segmentos é o aço inoxidável. Neste artigo vamos entender o porquê e conhecer os diferentes tipos de aço inoxidável utilizados pela Delfin.
Por que usamos aço inoxidável?
O aço inoxidável é uma liga caracterizada por maior resistência à oxidação e corrosão, principalmente devido à quase ausência de carbono (<=0,07%), e à presença de cromo.
O aço inoxidável é adequado para uso em áreas de produção devido às suas características:
- Possui alta resistência à corrosão
- Não necessita de revestimentos protetores
- Mantém sua resistência, mesmo em temperaturas criogênicas
- É fácil de limpar
Todas essas características fazem do aço inoxidável o material perfeito para utilização em indústrias que possuem altíssimos padrões de limpeza e produção, com a necessidade de evitar a contaminação de matérias-primas e produtos.
Tratamentos especiais da Delfin
Os aspiradores industriais Delfin para as aplicações mais comuns são fabricados em aço carbono e seguindo um processo meticuloso de pintura.
Já para atender às diferentes necessidades e exigências das indústrias, os aspiradores industriais Delfin podem ser fabricados parcial ou totalmente com diversos tipos de aço inoxidável e tratamentos de superfície internos e externos.
As peças que podem ser fornecidas em aço inoxidável são: o reservatório, a câmara do filtro, as armações, os carrinhos, os quadros elétricos e alguns componentes. Entre os aços mais comuns estão AISI304, AISI316 e AISI316L.
Os vários tipos de aço inoxidável são conhecidos principalmente pela notação de aço AISI (American Iron and Steel Institute – Instituto Americano de Metal e Aço). Os diversos aços inoxidáveis diferem de acordo com a percentagem em peso dos elementos constituintes da liga, sendo os mais comuns:
- 304 – Cr (18%) Ni (10%) C (0,05%)
- 316 – Cr (16%) Ni (11,3/13%) Mo (2/3%)
- 316 L – (Baixo Carbono): Cr (16,5/18,5%) Ni (10,5/13,5%) Mo (2/2,25%) C (< 0,02%)
A letra “L” indica o baixo percentual de carbono (Low Carbon) presente.

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE DO AÇO INOX AISI304
O aço inoxidável AISI304 é o material mais popular para aplicações farmacêuticas e químicas e é conhecido na Itália como ‘aço inoxidável 18-10’. AISI 304 é um aço inoxidável austenítico não magnético, com teor de cromo entre 18% e 20% e níquel entre 8% e 11%; sua densidade é de 7,9 kg/dm3. Seu processamento padrão inclui a remoção de arestas e cantos para uniformizar a superfície.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE PROFISSIONAL DE AÇO INOXIDÁVEL AISI304
Este tratamento difere do tratamento superficial “básico” do aço inoxidável 304 devido à adição do processo de acabamento acetinado na parte externa. O acabamento acetinado produz um efeito fosco resistente a impressões digitais.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE COM ACABAMENTO EXTERNO ACETINADO E POLIMENTO INTERNO AÇO AISI316 (E AISI316L)
O aço inoxidável AISI 316 é uma liga de aço inoxidável austenítico com teor de cromo entre 16% e 18%, níquel entre 11% e 14% e molibdênio entre 2% e 3%. Existe também uma versão 316L (Baixo Carbono), com teor de carbono inferior a 0,035% (316 permite até 0,080%) para evitar a precipitação de carbonetos de cromo e, portanto, a corrosão.
Na construção dos aspiradores Delfin, o aço inoxidável 316 é tratado externamente com o procedimento padrão descrito acima.
Já internamente, polimento espelhado é adicionado em toda a superfície interna. A vantagem do polimento espelhado do aço é que a rugosidade da superfície é reduzida ao mínimo e com isso a possibilidade de agentes externos afetarem o próprio metal.
Este tratamento é realizado em máquinas destinadas a ambientes que requerem alta esterilidade, como salas limpas.
TRATAMENTOS ESPECIAIS SOB DEMANDA
Graças às nossas próprias oficinas, tratamentos especiais também podem ser realizados mediante solicitação.
Alguns dos mais frequentes são:
- Tratamento superficial de polimento espelhado interno e externo.
- Acabamento de soldagem especial para a indústria farmacêutica: mediante solicitação específica, podem ser realizadas soldas TIG (processo de soldagem a arco com eletrodo infusível, sob proteção de gás inerte, que pode ser realizada com ou sem metal de adição). Este tratamento é alcançado através de um planejamento cuidadoso e soldagem altamente especializada.
AirVert
A AirVert conta com 35+ anos de expertise de sua equipe técnica, com competência e experiência em aplicações em diversos segmentos industriais para determinar a melhor solução para sua empresa.
Somos representantes exclusivos das soluções Delfin no Brasil.
Fale conosco. Nós somos especialistas.
Saiba mais sobre as soluções
AirVert para aspiração e exaustão de particulados nocivos.
Compartilhe!