“O mais frustrante sobre as explosões por poeiras combustíveis é que elas são extremamente previsíveis. E eu acredito que uma das razões de continuarem acontecendo é simplesmente a falta de conhecimento.”
Angela Blair, Investigadora da CSB
Os riscos estão presentes há décadas
Em 2009, a CSB – agência federal americana encarregada de investigar acidentes químicos industriais – produziu um vídeo impactante mostrando as conclusões de um extenso estudo sobre poeiras combustíveis. A investigação foi realizada em 2006 e considerou 281 incêndios e explosões ocorridos nos EUA nos últimos 25 anos.
Além de depoimentos de especialistas em segurança, o vídeo mostra três situações reais que abordam causas de explosões com poeiras combustíveis:
- O acúmulo destas poeiras nas instalações fabris;
- A falta de conhecimento de que o material manipulado pode ser combustível;
- Processos de limpeza inadequados e inseguros.
Informação e prevenção
Para contribuir com a difusão de informação, separamos as animações do vídeo que mostram de forma bastante educativa que explosões por poeiras combustíveis podem ser totalmente evitadas tomando-se precauções básicas.
Acúmulo de pó no ambiente
A empresa Hayes Lemmerz, em Indiana, EUA, fabricava rodas automotivas de alumínio, cujo processo produtivo gerava pós de alumínio que são altamente combustíveis.
Mas os anos de acúmulo destes particulados pela unidade fabril resultaram em um acidente fatal. Veja a animação.
Desconhecimento do material
A West Pharmaceutical, na Carolina do Norte, EUA, fabricava produtos médicos em borracha. Um dos materiais usados em seu processo industrial era o pó de polietileno, que é combustível.
Entretanto, como era diluído em solução aquosa, a empresa não imaginou que, durante o processo de secagem, o pó (invisível) seria desprendido e ficaria em suspensão no ar, acumulando-se pelo ambiente fabril. Veja a animação.
Processos de limpeza (housekeeping) inadequados
A CTA Acoustics, no Kentucky, EUA, fabricava isolamentos acústicos automotivos em fibra de vidro, e usava pó de resina fenólica em seu processo. As atividades de limpeza geral e de equipamentos eram feitas de forma tradicional e insegura, com uso de ar comprimido e varrição com vassouras, ao invés de aspiração a vácuo.
Esta combinação de processos inadequados foi fatal. Veja a animação.
“Nosso estudo também comprovou que o problema de explosões por poeiras combustíveis não se concentra em uma indústria específica. Acontece em todos os segmentos industriais, e em muitos deles você nem imaginaria que poderia ocorrer uma explosão.”
John Bresland, Presidente da CSB (2009)
As soluções estão disponíveis
O estudo da CSB foi realizado há 15 anos, mas o tema continua sendo amplamente discutido.
Tanto que especialistas concordam que explosões por poeiras combustíveis são um problema significativo de segurança industrial, uma vez que estes acidentes continuam acontecendo com frequência em diferentes segmentos industriais em todo o mundo.
Desta forma, é importante reforçar que já existem soluções tecnológicas que eliminam estes riscos:
- Sistemas de exaustão localizada com certificação ATEX evitam fuga e acúmulo de poeiras;
- Sistemas individuais ou centralizados de aspiração por alto vácuo com certificação ATEX garantem processos de housekeeping seguros e eficientes.

AirVert
A AirVert conta com 35+ anos de expertise de sua equipe técnica, com competência e experiência em aplicações na indústria alimentícia para determinar a melhor solução para sua empresa.
Fale conosco. Nós somos especialistas.
Compartilhe!